Caracterização das Unidades Clínicas
Caracterização Demográfica
Em termos de análise demográfica a totalidade da zona de influência do Hospital de São Martinho e da Policlínica de Lordelo abrange mais de um milhão e meio de pessoas. A faixa etária compreendida entre os 25 e os 64 anos é maioritária, ou seja uma população preponderantemente adulta. As pessoas do sexo feminino, com 51%, apresentam uma ligeira vantagem percentual.
Indicadores Demográficos
Os valores da taxa de natalidade em comparação com os da mortalidade, são ainda superiores, contrariando uma tendência que se verifica em muitas das regiões do país.
Caracterização Social
Na área de influência total, estamos diante da população mais jovem do país. Este é o traço dominante na pirâmide demográfica.
Caracterização Económica
A estrutura económica da área de influência tem por base o sector terciário, mas a actividade industrial e agrícola tem, também, uma importância significativa. Este sector ocupa a grande maioria da população activa residente. Verifica-se que esta maioria tem um poder de compra acima da média nacional. Esta realidade é complementada por um sector secundário com algum relevo no panorama económico da região.
Qualificação Académica
Numa análise global, é notório a presença de uma população, maioritariamente, com um nível médio de instrução formal. Mas com tendência clara para o aumento da mesma, tanto a nível educacional como profissional.
Taxa Ocupação Saúde
Os níveis de ocupação das instituições de saúde encontram-se em níveis sempre superiores aos 50%, chegando, em alguns casos, a serem superiores aos 80%. A saúde como factor de bem-estar é um indicador prioritário para a maioria dos habitantes desta sub-região.